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Incoterms 2020 FCA: Destaque para Free Carrier

As regras dos Incoterms 2020 são a revisão mais recente dos termos de comércio internacional publicada pela Câmara de Comércio Internacional (ICC). Eles são reconhecidos como o texto oficial para determinar como os custos e riscos são alocados para as partes que realizam transações internacionais.

As regras do Incoterms 2020 descrevem se o vendedor ou o comprador é responsável e deve assumir o custo de tarefas padrão específicas que fazem parte do transporte internacional de mercadorias. Além disso, eles identificam quando o risco ou responsabilidade da mercadoria é transferido do vendedor para o comprador.

Existem 11 termos comerciais disponíveis nas regras do Incoterms 2020 que variam de Ex Works (EXW), que transmite a menor quantidade de responsabilidade e risco ao vendedor, a Delivered Duty Paid (DDP), que coloca a maior responsabilidade e risco no vendedor. As Regras Incoterms 2020: Tabela de Responsabilidades e Transferência de Risco resumem as responsabilidades do vendedor e do comprador em cada um dos 11 termos.

Para obter um resumo dos Incoterms 2020 e uma breve definição de cada um dos 11 termos, leia uma introdução aos Incoterms.

Neste artigo, estamos discutindo o Incoterm FCA, também conhecido como Free Carrier.

FCA: Responsabilidades e riscos

De acordo com as regras do Incoterms 2020, FCA significa que o vendedor carrega as mercadorias no transporte do comprador nas instalações do vendedor ou o vendedor as entrega em outro local nomeado.

Na maioria das vezes, o comprador contrata um transporte que coleta a mercadoria no depósito do vendedor. O vendedor deve carregar as mercadorias no transporte do comprador, momento em que o risco das mercadorias é transferido para o comprador.

Como alternativa, o vendedor e o comprador podem concordar que o vendedor transporte as mercadorias para um local diferente do armazém do vendedor, como o armazém do despachante ou o terminal da transportadora. O risco ou responsabilidade pelas mercadorias é transferido do vendedor para o comprador quando as mercadorias são disponibilizadas no local designado. Nesse caso, o comprador é responsável por descarregar a mercadoria do transporte do vendedor.

Em ambos os casos, o vendedor deve embalar as mercadorias de forma adequada ou conforme especificado no acordo entre ambas as partes. Além disso, o vendedor é responsável pelo desembaraço da exportação.

Free Carrier e Transações de exportação com rota

A maioria dos especialistas em Incoterms argumenta que o FCA é o melhor Incoterm para usar quando o comprador está organizando o transporte principal da mercadoria, o que significa o transporte internacional. Os vendedores geralmente escolhem esses termos porque acham que isso minimiza a quantidade de esforço de sua parte.

O FCA é certamente uma opção melhor do que o Ex Works, que muitas empresas americanas gostam de usar, mas coloca a responsabilidade pelo desembaraço de exportação no vendedor. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, embora possa colocar o uso da FCA em conflito com os Regulamentos de Comércio Exterior dos EUA (FTR).

O FTR chama as exportações em que o comprador organiza o transporte internacional de uma transação de exportação roteada e exige que o comprador dê autorização por escrito para o registro de Informações de Exportação Eletrônica (EEI) por meio do AESDirect a uma parte dos EUA.

Para cumprir as obrigações atribuídas pelo Incoterm 2020 FCA e pelos Regulamentos de Comércio Exterior, o comprador deve fornecer autorização por escrito ao vendedor para enviar o EEI. Para o vendedor, isso dá a ele acesso a informações de transporte que, de outra forma, não teriam acesso se não estivessem fazendo o registro.

Free Carrier e Bills of Lading

A mudança mais significativa nas regras do Incoterms 2020 está relacionada à FCA. Sob este termo, o comprador pode agora instruir seu transportador a emitir um conhecimento de embarque com uma anotação a bordo para o vendedor para que o vendedor possa satisfazer os termos de uma carta de crédito.

Sob uma regra do grupo F, o “em um local designado” está do lado do vendedor, mas o comprador contrata a transportadora principal e o despachante. O vendedor não controla as remessas sob o termo F, portanto, o despachante e a transportadora não têm obrigações com o vendedor.

Isso causou problemas no passado ao vender sob uma carta de crédito, porque as transportadoras internacionais não teriam motivos para fornecer o conhecimento de embarque ao vendedor, que normalmente precisaria dele para ser pago sob uma carta de crédito.

A regra FCA Incoterms 2020 fornece uma solução potencial – o comprador e o vendedor podem concordar no contrato de venda que o comprador deve instruir a transportadora a fornecer ao vendedor um documento de transporte a bordo.

Embora o comprador possa instruir a transportadora a fornecer o conhecimento de embarque exigido ao vendedor, não há garantia de que a transportadora cumprirá. Mesmo que o façam, não emitirão o documento antes do embarque da mercadoria, o que pode causar atrasos para o vendedor receber o pagamento da carta de crédito.

FCA: Opções de transporte

A ICC dividiu os 11 Incoterms entre aqueles que podem ser usados ​​para qualquer meio de transporte e aqueles que devem ser usados ​​apenas para transporte “marítimo e fluvial”. Isso porque as empresas costumavam escolher Incoterms, onde o risco e as responsabilidades eram transferidos em um ponto que não fazia sentido em uma viagem não marítima.

De acordo com os Incoterms 2020, o FCA pode ser usado para qualquer modo de transporte – aéreo, correio, caminhão, trem, navio ou remessas multimodais.

Usando Free Carrier(FCA)

Como mencionado acima, o FCA é geralmente considerado o melhor Incoterm do grupo F a ser usado. No entanto, esses mesmos especialistas costumam dizer que a FCA tem algumas desvantagens definidas para os vendedores:

  • Existem alguns desafios ao usar uma carta de crédito sob a FCA, conforme descrito acima.
  • O vendedor pode não estar familiarizado com o despachante que está sendo usado.
  • Existe a possibilidade de desvio das mercadorias antes de deixarem os Estados Unidos ou para outro condado depois de deixarem os EUA em violação dos Regulamentos de Administração de Exportação (EAR).

Algumas empresas americanas que vendem para o México optam por usar a FCA. Eles entregam mercadorias no lado americano de uma passagem de fronteira e, em seguida, o comprador é responsável pelo transporte pela fronteira para o México.

 

Saiba mais sobre as regras dos Incoterms 2020

Se você está regularmente envolvido no comércio internacional, precisa entender os riscos e responsabilidades de cada uma das regras do Incoterms 2020, não apenas escolher o termo que sempre usa. Comece lendo nosso artigo sobre as regras Incoterms® 2020 da ICC.

Se a história servir de indicação, as regras do Incoterms 2020 existirão por pelo menos uma década. Agora parece ser o momento perfeito para garantir que você entenda cada um dos termos, para garantir que está falando o mesmo idioma que seu parceiro comercial internacional.

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