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Construindo uma Cadeia de Suprimentos Mais Robusta Através de Maior Transparência

Vamos começar com alguns dados.

67% — De acordo com a KPMG, 67% das organizações consideram essencial atender às expectativas dos clientes quanto à velocidade de entrega nos próximos 12-18 meses.
1 a cada 3,7 anos — Segundo a McKinsey, é a frequência com que interrupções na cadeia de suprimentos com duração de um mês ou mais continuarão a ocorrer em todas as indústrias.

50% — Conforme a Info-Tech, é a proporção de executivos de cadeia de suprimentos do varejo que planejam investir em cumprimento omnichannel, planejamento e previsão de estoque para aumentar a flexibilidade em seu fluxo logístico.
A transparência na cadeia de suprimentos é fundamental para evitar atrasos, contornar gargalos e construir uma cadeia de suprimentos flexível e resiliente, ou seja, para não se tornar uma estatística.

Muitas vezes, as cadeias de suprimentos, já complexas, são ainda mais complicadas por processos manuais desatualizados e excessivamente complexos. Quando um parceiro mantém seus dados em uma planilha, outro em uma prancheta e outro em um software moderno de gestão de estoque, tempo e energia são desperdiçados para reunir dados dessas fontes diferentes em uma visão única para saber onde estão seus produtos.

Quando falamos em transparência na cadeia de suprimentos, estamos falando em ter acesso aos dados relevantes, marcos, insights e exceções em cada estágio do ciclo de vida do envio para apoiar o fluxo de trabalho, informar a tomada de decisões e otimizar os processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

O aumento da visibilidade em sua cadeia de suprimentos deve resultar em maior eficiência nos processos de planejamento, melhor funcionalidade entre equipes e clientes satisfeitos.

Como a Transparência na Cadeia de Suprimentos Melhora os Processos de Planejamento


Assim como em qualquer conjunto complexo de processos, cada segmento da sua cadeia de suprimentos depende do anterior em um ciclo contínuo. Melhorar o gerenciamento de estoque, por exemplo, é uma peça necessária desse ciclo, mas não será tão eficaz se os estágios anteriores e posteriores não estiverem se tornando mais eficientes. Aqui estão cinco exemplos de estágios do processo de cadeia de suprimentos que podem ser aprimorados aumentando a quantidade de dados disponíveis.

Otimizar o transporte rodoviário
Quando você sabe exatamente quando o navio chegará ao porto e quando seu contêiner será descarregado, pode enviar o caminhão no momento ideal para a coleta.

Evitar congestionamentos portuários
Ao planejar com precisão, você garante que sua carga evite os horários de maior congestionamento no porto de entrada. Um caminhão a menos na fila ajuda a reduzir o congestionamento como um todo.

Reduzir taxas de demurrage e detenção
Ao retirar sua carga do porto de maneira oportuna, você evita pagar taxas adicionais pelo armazenamento do seu contêiner no cais enquanto a próxima etapa reduz o atraso na devolução do contêiner ao porto.

Utilizar recursos humanos de forma mais eficiente
Agende a equipe extra do armazém para o dia e hora certos para descarregar sua carga do contêiner e entregá-la rapidamente.

Acelerar o processo de drawback
Ao concluir cada ciclo, seus dados de envio estão prontos para serem usados na solicitação de drawback. Use o capital adicional para financiar sua próxima produção e iniciar o ciclo novamente.

Encontrando eficiências onde for possível, cada vez que o ciclo recomeçar será mais eficiente e eficaz. E todos esses passos ajudam no objetivo final de qualquer negócio: manter seus clientes satisfeitos quando perguntam “onde está meu produto?” e você tem uma resposta detalhada e precisa para eles, todas as vezes.

Aproveitando a Transparência na Cadeia de Suprimentos para Melhorar a Funcionalidade entre Equipes


Quanto mais você sabe, mais pode fazer com esse conhecimento. Pense na economia de tempo quando seus funcionários não precisam rastrear manualmente um envio de contêiner. Ou quando podem parar de fazer o upload manual de uma planilha em seu sistema de estoque porque os dados estão sendo transmitidos em tempo real via API. Sem mencionar a redução do tempo ocioso do motorista, discrepâncias na equipe do armazém e mais.

Uma plataforma de dados logísticos unificada também pode simplificar a comunicação entre suas equipes e parceiros externos. Clique em um SKU e envie uma mensagem ao fornecedor perguntando sobre o próximo cronograma de produção. Ou sua equipe pode receber uma consulta do cliente e ter as informações relevantes do envio à mão, permitindo que sua equipe de atendimento ao cliente volte para o cliente com detalhes instantaneamente.

Quanto Mais Visão Você Tiver da Sua Cadeia de Suprimentos, Mais Satisfeitos Seus Clientes Ficarão


Melhorar os processos de planejamento e simplificar a comunicação servem a seus próprios propósitos quando se trata de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Eles também fazem a diferença quando se trata do objetivo final de qualquer negócio varejista ou de comércio eletrônico: criar e manter clientes felizes.

Clientes satisfeitos compram mais, retornam menos e contam aos amigos sobre as experiências que têm com seu atendimento ao cliente. Em um estudo, 94% dos consumidores que deram à uma empresa uma avaliação de “muito boa” para experiência do cliente dizem que também recomendariam essa empresa. Contrastando com essa estatística: aproximadamente 61% dizem que deixarão uma empresa após uma única experiência ruim com o atendimento ao cliente.

Seja parte de uma transformação digital mais ampla ou um esforço mais direcionado para construir resiliência em sua cadeia de suprimentos, aumentar sua visibilidade sobre onde estão seus produtos trará benefícios a curto prazo, além de preparar seu negócio para o sucesso a longo prazo. Processos de planejamento mais eficientes, canais de comunicação melhores e clientes mais felizes são ótimos pontos de partida.

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